Institucional - Zeket

História

58 anos em constante evolução

No final de 1958 sete jovens amigos se reuniram para iniciar uma fábrica de calçados femininos na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul, em meio ao que se transformou nas últimas décadas no grande polo calçadista do Vale dos Sinos e Paranhana. Em 02 de janeiro de 1959 iniciava as atividades da Calçados Zeket Ltda. O nome ZEKET é formado pelas iniciais dos sobrenomes dos sócios fundadores.

A produção inicial era de 15 pares/dia, feitos de forma inteiramente artesanal. Os primeiros calçados eram embalados em caixotes de madeira e levados à estação férrea local por meio de carrinhos de mão ou carroças puxadas por cavalos, para então serem despachadas aos seus destinos.

Em 1973 a empresa mudou para o seu primeiro prédio próprio e, alguns anos depois, houveram alterações no seu quadro social com a entrada de novos sócios.

A história da ZEKET foi marcada por adversidades causadas pelos planos econômicos do país, dentre as quais a intervenção do então Banco Sul Brasileiro em 1985, onde a empresa mantinha aplicado o seu capital. Foi necessário muito trabalho e dedicação para superar. Entretanto, em fevereiro de 1987 uma nova unidade fabril, muito mais ampla e moderna, foi inaugurada. A sede da empresa ali permaneceu até fevereiro de 2016 onde chegou a produzir 2.500 pares/dia, quando novamente passou por reformulações e foi vendida, assim como sua marca.

Em 2017 a ZEKET retorna ao mercado sob novo gerenciamento, com uma visão atual do mercado em meio à revolução tecnológica, mas a tradição e o requinte conhecidos da marca permanecem.



Voltar ao Topo